About Me

Moatan Pinhal
Ver meu perfil completo

Seguidores

Duvidas Frequentes!


Duvidas Freqüentes!


Por que fazer uma composteira?
O lixo é um grande desafio, quando não nos preocupamos com ele, geralmente seu destino é em lugares como aterro, lixões, rios, mares ou na rua! Precisamos cuidar melhor do nosso lixo!
Mais de 60% do lixo urbano é composto de matéria orgânica, compostando este material, você facilita a ação da coleta seletiva, pois os materiais ficaram separados em orgânico e inorgânico, e ainda produz adubo de qualidade para criar uma horta e gastar menos com temperos e saladas, sem contar a ótima qualidade das hortaliças! 


Quais materiais são considerados resíduos orgânicos?
Os resíduos orgânicos constituem todo material de origem animal ou vegetal como cascas de frutas, legumes, casca de ovo, sacos de chá e café, folhas, caules, flores, aparas de jardim, enfim, tudo que um dia esteve vivo!
As carnes e derivados em geral são Orgânicos, porém você deve evitar em sua Composteira, por atrair vetores e exalar mau cheiro...
Mas caso queira tentar, envolver o material em jornal pode evitar estes problemas.



Quais materiais não devem ser misturados no
composto?
Madeiras tratadas com pesticidas ou envernizadas, vidro,
metal, óleo, tinta, plásticos e fezes de animais domésticos.

Não utilizar também papel encerado ou produtos que contenham qualquer tipo de plastificação, qualquer produto químico deve ser mantido longe da sua composteira!

Papel colorido, alguns tipos de papel com tintas coloridas (inclusive jornais) contêm metais pesados ou outros materiais tóxicos e não devem ser adicionados à pilha de composto

As plantas com sintomas da doença, é preciso um sistema de compostagem eficiente e condições ideais (calor extremo) para destruir muitas doenças de plantas. Se os organismos de doença não são destruídas, eles podem se espalhar mais tarde, quando o composto é aplicado. Evite materiais vegetais questionáveis





A compostagem está muito lenta, o que pode estar acontecendo?
Isso pode acontecer se os materiais estão muito grandes , ao picar os materiais você aumenta a área de contato dos microorganismos no material a se decompor, acelerando a compostagem!
Ou falta oxigenação, revire a pilha de compostagem!




 O que fiz para meu composto cheirar a Podre ?
Isso acontece quando a umidade está em excesso, falta de oxigênio ou o material esta compactado.
Adicione materiais secos ou terra, e revire a pilha.
  
E quando cheira a amônia ?
Excesso de material verde.
Adicione materiais secos e revire a pilha.

A temperatura está muito baixa, o que faço ?
 Falta de materiais verdes, arejamento insuficiente ou umidade insuficiente.

O que é mesmo a proporção Carbono Nitrogênio (C/N)?

É o equilíbrio de materiais para uma boa compostagem, quando se composta nesta proporção você produz um composto sem cheiro ou moscas e em uma velocidade mais acelerada.
 A proporção segue em 30/1 (C/N) mas como é difícil medir a quantidade de nutrientes de cada material você pode usar as seguintes medidas, alterando conforme você ver necessidade!

Se for usar folhas de arvores secas, coloque  ½ ou o dobro do que você colocou de material verde. Ex. 1 balde de material verde para 2 baldes de material marrom!

Serragem apresenta degradação extremamente lenta. É uma fonte muito grande de carbono, caso queira utilizar acrescente a mesma quantidade de serragem para orgânico (1/1)




O que faço para não criar moscas ?

Para não juntar mosca, nem dar cheiro ruim, sempre a ultima etapa é cobrir com material marrom (carbono), e lembrar sempre que o armazenamento do material verde tem que estar tampado, evitando que as moscas depositem ovos no alimento.

A pilha atrai animais ?

Restos de carne, peixes, laticínios ou gordura são os ingredientes preferidos de animais, alem de trazer um cheiro péssimo de putrefação quando estão decompondo! Mas caso queira tentar, enrole o material em jornal para evitar estes problemas.


Posso colocar fezes dos meus animais?
 As fezes de cães e gatos, podem conter organismos causadores de doenças diversas e podem fazer um composto tóxico, é recomendado fazer uma composteira, só para esse tipo de material, evitando misturar o composto com o que você irá utilizar em plantas de ciclo curto!



Posso colocar cinzas na Compostagem?
A queima de madeira “in natura” como cinzas de fogueiras, forno ou fogão a lenha são alcalinos e podem ajudar a ajustar o pH da sua pilha de compostagem caso estiver muito ácido.
Já cinzas de carvão de churrasqueira deve ser evitado pois eles contêm enxofre e ferro em quantidade suficiente para danificar plantas.






Como posso acelerar o processo de compostagem?

O composto se decompõe mais rápido entre 50 a 70 graus celsius, então qualquer coisa que aumente o calor vai "cozinhar" o seu composto mais rápido. Aqui estão quatro dicas para uma compostagem mais rápida :

1.) Picar os itens em tamanho menor, facilitando para as bactérias decomporem o material.
Isso inclui desde materiais marrons a verdes, mas não corte tamanhos menores que 2 cm, pedaços muito pequenos podem ser facilmente compactados.

2.) Gire, vire, vire, gire, vire, gire, gire, vire…..
Oxigene sempre que possível!

3.) Dê a sua pilha de compostagem uma "grande refeição" do que pequenos petiscos. Colete todos os seus resíduos orgânicos ao longo do dia ou semana e, em seguida, adicione em um grande grupo. Você pode armazená-los na geladeira ou freezer até que atinja a quantidade que você deseja (um balde por ex.).

4.) Mantenha a sua pilha de compostagem no sol. O calor irá acelerar o processo.

E não se esqueça nunca de verificar sua umidade e manter a proporção de C/N!